terça-feira, 27 de março de 2012

Dia Mundial do Teatro

Boa noiteee pessoinhas!
Hoje comemoramos o Dia Mundial do Teatro!
Pensei e pensei sobre o que escrever aqui, afinal de contas esse blog é formado por estudantes de artes cênicas.
Muitas vezes nós atores, e artistas em geral , somos incompreendidos pelos demais , nos perguntam porque fazer teatro?
Bem vou tomar a liberdade de responder com um trecho de um texto que escrevi a algum tempo.

"As cortinas se abrem, as luzes cegam meus olhos, a minha frente vejo silhuetas e escuto murmúrios.
Um nó se forma em minha garganta, e sinto meu coração bater tao rápido que posso senti-lo por todo meu corpo.
Tento respirar fundo e me lembrar do porque estou ali, para me apresentar.

No palco um novo mundo se abre, um novo universo se descobre, um espaço de alguns metros quadrados onde a fantasia chega ficar frente a frente com a realidade, onde a tristeza é de mentira, e a felicidade é mais intensa.
No palco se da vida a fadas, príncipes, casais apaixonados, assassinos, bruxas e adolescentes revoltados. O palco é o lugar onde se é permitido contar mentiras boas , mentiras que não vão magoar, mas que vão emocionar, no palco a mentira contada pode ser desde conto de criança ou declaração pra namorada. Pode ser briga de adulto ou dança ensaiada.
O palco é onde pessoas vão para acreditar que outro mundo é possível, e o teatro é onde as pessoas vão pra assistirem cotidianos que acontecem nesse mundo possível.
É um lugar tão cheio de energia que você pode sair de lá com a barriga doendo de tanto rir , ou com os olhos vermelhos de tanto chorar.
É o lugar mais encantador , maravilhoso e cheio de surpresas que pode existir!"


Quisera eu que o mundo todo enxergasse o encanto do teatro, do palco, dos autores maravilhosos que temos, e que mais que isso cultivasse a tradição de assistir uma peça, levar a família, ensinar seus filhos que a vida é mais que um computador, televisão e celular.
O teatro nos ensina a pensar, criticar e principalmente o teatro não deixa nossa inteligência se acomodar e atrofiar.
E viva o teatro, viva os artistas, viva nossa cultura!

Mariana Luzio

Nenhum comentário:

Postar um comentário