Boa noiteee pessoinhas!
Hoje comemoramos o Dia Mundial do Teatro!
Pensei e pensei sobre o que escrever aqui, afinal de contas esse blog é formado por estudantes de artes cênicas.
Muitas vezes nós atores, e artistas em geral , somos incompreendidos pelos demais , nos perguntam porque fazer teatro?
Bem vou tomar a liberdade de responder com um trecho de um texto que escrevi a algum tempo.
"As cortinas se abrem, as luzes cegam meus olhos, a minha frente vejo silhuetas e escuto murmúrios.
Um nó se forma em minha garganta, e sinto meu coração bater tao rápido que posso senti-lo por todo meu corpo.
Tento respirar fundo e me lembrar do porque estou ali, para me apresentar.
No palco um novo mundo se abre, um novo universo se descobre, um espaço de alguns metros quadrados onde a fantasia chega ficar frente a frente com a realidade, onde a tristeza é de mentira, e a felicidade é mais intensa.
No palco se da vida a fadas, príncipes, casais apaixonados, assassinos, bruxas e adolescentes revoltados. O palco é o lugar onde se é permitido contar mentiras boas , mentiras que não vão magoar, mas que vão emocionar, no palco a mentira contada pode ser desde conto de criança ou declaração pra namorada. Pode ser briga de adulto ou dança ensaiada.
O palco é onde pessoas vão para acreditar que outro mundo é possível, e o teatro é onde as pessoas vão pra assistirem cotidianos que acontecem nesse mundo possível.
É um lugar tão cheio de energia que você pode sair de lá com a barriga doendo de tanto rir , ou com os olhos vermelhos de tanto chorar.
É o lugar mais encantador , maravilhoso e cheio de surpresas que pode existir!"
Quisera eu que o mundo todo enxergasse o encanto do teatro, do palco, dos autores maravilhosos que temos, e que mais que isso cultivasse a tradição de assistir uma peça, levar a família, ensinar seus filhos que a vida é mais que um computador, televisão e celular.
O teatro nos ensina a pensar, criticar e principalmente o teatro não deixa nossa inteligência se acomodar e atrofiar.
E viva o teatro, viva os artistas, viva nossa cultura!
Mariana Luzio
terça-feira, 27 de março de 2012
quarta-feira, 21 de março de 2012
Calendário Afro
Qual a importância da cultura negra no nosso país?
Como já sabem hoje comemoramos o dia internacional da luta contra o racismo, nossa equipe encontrou esse vídeo muito interessante , produzido por alunas de pós graduação do curso de Jornalismo Multimidia da Unimep - Piracicaba, Leticia Ferrari, Luceli Jandotti, Luciana de Luca e Thais Surian.
No vídeo o entrevistado, Benedito Samuel Barbosa, fundador da Comunidade Negra de Santa Bárbara D' Oeste, fala sobre a importância dessa cultura para o nosso país.
A entrevista esta divida em duas partes, mas com certeza vale muito a pena conferir!
Entrevista Parte I e abaixo Parte II
É isso pessoal, a entrevista realmente é maravilhosa concordam?
Não esqueçam de comentar, e responder nossa enquete!
Ótima noite de quarta-feira para todos!
Não esqueçam de comentar, e responder nossa enquete!
Ótima noite de quarta-feira para todos!
Beijos!
21 de março - Dia Internacional da luta contra o racismo
O dia 21 de março foi uma data instituída pela ONU em 1969 para defendemos a igualdade dos povos. Do ponto de vista histórico, a data surgiu logo depois do massacre ocorrido na cidade de Sharpeville na África do Sul quando a polícia do Apartheid matou 69 negros e feriu 180, no dia 21 de março de 1960. Além disto, a data serve como alerta para aqueles que ingenuamente acreditam na superioridade de raças, pois é preciso que todos se conscientizem da importância de lutarmos pela fraternidade,harmonia entre os seres humanos e a ideia da unicidade biológica da espécie humana.
No mundo moderno, o racismo é uma forma de escravizar o ser humano, admitindo conceitos que impedem a realização da dignidade humana. Nesse sentido esta data é uma forma da humanidade pensar no preconceito racial que impera no mercado de trabalho e nos lares de nossas casas através da televisão, sobretudo no cotidiano dos brasileiros que não assumem geralmente o seu racismo. Ainda hámuitosbrasileiros que preferem acreditar que a sociedade não tem racismo, dizendo que nós somos uma sociedade marcada pela igualdade das raças. Será que somos realmente o que Gilberto Freire escreveu no livro Casa Grande e Senzala?
No Brasil, o Movimento Negro vem lutando para afirmar a nossa cidadania desde os tempos dos navios negreiros. O desejo é um só: que brancos e negros vivam com dignidade e igualdade, apesar dos governantes conservadores dizerem por aí que todos somos iguais perante a lei,coisa que há muito tempo o movimento negro já desmentiu. A verdade é que o Brasil nunca foi cordial ou tratou algum dia com igualdade os seus habitantes de pele negra, tendo em vista que o nosso país é Campeão mundial de violação dos direitos humanos da nossa comunidade negra. No Brasil, por exemplo, de cada 4 pessoas que a polícia mata, 3 são negras. Só na Paraíba para cada jovem branco que é assassinado de forma violenta, morrem 20 jovens negros como foi divulgado em relatório pelo Ministério da Justiça.
Diante desse quadro, o racismo é o principal vetor responsável pelas péssimas condições humanas de nossa população afro-brasileira. Portanto, na minha concepção, a suposta democracia racial é um mito criado para esconder esta brutal desigualdade racial, mito este, que muitos políticos e empresários adoram divulgar para o conjunto de nossa população, uma vez que ele funciona como uma forma de anular as nossas críticas a esse injusto, desumano e racista sistema capitalista que historicamente vem atuando no sentido de impedir o povo brasileiro de enxergar suas profundas raízes africanas (o Brasil não é a malhação da Globo!).
Vamos acabar com todas as formas de discriminações contra os índios, judeus, cigano, etc. É preciso a luta de todas as etnias para que possamos enfrentar esse monstro chamado de racismo. A inspiração para pôr fim às desigualdades étnicas vem do Quilombo de Palmares ondeos palmarinos nos ensinaram a viver num país democrático e com justiça social para todos. Pena que a Revista Pais e Filhos ainda nãoaprendeu a lição, pois já faz um ano que ela não traz uma criança negra na capa, segundo o Correio Nagô da cidade de Salvador e isto só demonstra o quanto estamos longe de vivermos uma verdadeira democracia racial.
Jair Silva- Historiador, Coordenador do Movimento Negro de Campina Grande e aluno do Curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira da UEPB.
Fonte: IDERB
Jair Silva- Historiador, Coordenador do Movimento Negro de Campina Grande e aluno do Curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira da UEPB.
Fonte: IDERB
terça-feira, 20 de março de 2012
Nossa nova logo!
É isso mesmo galera, com um novo Fpafro, um novo logotipo foi criado, e nossa arte de divulgação acaba de sair do forno!
Em primeira mão pra vocês!
(arte: Mariana Luzio)
Em primeira mão pra vocês!
(arte: Mariana Luzio)
Em breve mais informações, sobre horarios e toda a programação dessa nova edição acadêmica!
Ah e não esqueçam de responder nossa primeira enquente, é de suma importância e contamos com a colaboração de todos! A enquete se encontra no canto direito do blog! Votem a vontade!
Ah e não esqueçam de responder nossa primeira enquente, é de suma importância e contamos com a colaboração de todos! A enquete se encontra no canto direito do blog! Votem a vontade!
Beijos e ótimo restinho de terça para todos!
Primogênito!
Com o blog muitas novidades estão surgindo , a começar com o novo FPAFRO ACADÊMICO!
Aqui iremos postar as novidades , fotos, vídeos, além de usarmos esse espaço como forma de interação com todos os alunos e interessados em participar do Fpafro 2012!
No lado direito do blog, vocês encontrarão uma breve descrição do blog, e logo abaixo uma enquete.
Essa enquete foi criada para que vocês possam opinar sobre o que gostariam de ver no nosso evento que será realizado em maio desse ano .
Ao passar da semana novas enquetes serão realizadas, e sua participação é de extrema importância para que possamos melhorar cada vez mais nosso evento e nosso blog.
Gostou do blog e quer ficar sempre atualizado com nossas novidades?
É só estar logado na sua conta do google e clickar na opção seguir na área de "seguidores" .
Quer saber um pouco mais sobre o Fpafro?
Acima desse post vocês encontrarão paginas onde poderão ler sobre nosso projeto e como ele começou, além de conhecer nossa equipe e checar as fotos da primeira edição do Fpafro no ano passado.
O blog está apenas começando , atualizaremos sempre então fique ligado para as novidades que vem aí, que são muitas e surpreendentes!
Assinar:
Postagens (Atom)